quinta-feira, 13 de novembro de 2008

MULHER DO ANO


Nujood Ali, uma menina de 10 anos nascida na tribo Iêmen na península arábica, foi escolhida pela revista america Glamour como uma das "mulheres do ano". A garota conseguiu um feito histórico num país islâmico extremista. Divorciou-se!

Nujood casou-se no início de 2008 com um homem 30 anos mais velho e que abusava sexualmente da garota constantemente. O pai da menina a vendeu por uma quantia equivalente a U$150. Segundo a tradição da tribo do Iêmen, crianças com mais de 9 anos podem se casar, embora a Constituição do país não autorize casamentos antes dos 15 anos. Porém, como o costume é muito antigo e forte, esses casamentos acabam ocorrendo com freqüência, sem grandes punições pelo governo.
A esperta menininha, ao contrário da da maioria das outras crianças, procurou ajuda legal e conseguiu se divorciar - tornando-se um símbolo internacional dos direitos das mulheres. Nujood recebeu o prêmio em Nova York, juntamente com outras celebridades premiadas, como Hillary Clinton e Condoleezza Rice.

* Espero que a esperta garotinha influencie outras mulheres a se libertarem dos abusos sofridos em casa.


Nenhum comentário: