terça-feira, 25 de novembro de 2008

PIRATARIA PODE SALVAR O CAPITALISMO

Na última edição da Super Interessante, o jovem economista Matt Mason explica como a pirataria pode ser boa para todo mundo. E eu concordo inteiramente com ele. No mundo capitalista, produtos e serviços têm que se atualizar constantemente para manter o consumidor satisfeito e comprando. Com essas mudanças, alguns itens continuam vendendo e outros entram na lista dos obsoletos. Novas formas de ganhar dinheiro sempre surgem e o dinheiro continua fluindo.

Quando Thomas Edison inventou o fonógrafo (gravador), por exemplo, os músicos que ganhavam dinheiro cantando ao vivo, o acusaram de copiar suas vozes e fazer pirataria. Segundo eles, a invenção poderia acabar com o trabalho dos músicos. Exatamente o que a industria e alguns artistas dizem sobre o download pela internet de vídeos, músicas, livros, etc.

Outro exemplo que podemos citar é a história de Hollywood (estudei isso há algum tempo na aula de História do Cinema no Golden West College, com um professor com cara do mago Dambledore de Harry Potter... rsrs...acho que era Professor Tortolano).

Quando Edison inventou o Kinetoscope - aparelho para produzir filmes - exigiu que quem quisesse usar o equipamento teria que pagar uma taxa de licença. Para escapar dos tributos, um grupo de americanos saiu de Nova Iorque para produzir seus filmes na costa oeste - que na ocasião era praticamente ocupada apenas por índios nativos. Esse grupo deu origem aos primeiros estúdios de Hollywood e à bilionária indústria de filmes americanos.

Bem, acho que já deu para mostrar um pouco que pirataria pode ser boa sim, incentivando as marcas a baixarem seus preços, melhorarem a qualidade ou, ainda, alterando a forma de gastar o dinheiro.

Vocês lembram do filme Tropa de Elite? Foi o maior sucesso do cinema brasileiro dos últimos anos e foi também um dos filmes mais pirateados da história. A pirataria pode, até, ter sido uma boa propaganda nesse caso.

E aí, já fiz sua cabeça? O que você acha da pirataria?

Nenhum comentário: